Mudanças na vida: pense de forma integral

Quando queremos atingir algum objetivo em nossa vida normalmente focamos diretamente nele, sem olhar em volta e isso muitas vezes nos distancia do sucesso e frustra nossas intenções. 

Caso você já tenha tentando fazer alguma mudança significativa, sabe do que estou falando. “Quero ganhar mais dinheiro”, foco em trabalhar mais, mas esqueço que preciso equilibrar minha vida pessoal, que meu cérebro está cansado ou que ainda não adquiri uma habilidade que poderia me trazer rendimentos maiores.

Ou ainda “não gosto da minha barriga, quero perder a gordura dessa região”. E táca-lhe abdominal! É fato que existem muitas formas de emagrecer mas todas as que apresentam sucesso possuem um ponto em comum: são holísticas.

Mudanças completas (holísticas) na vida

A palavra holística acabou sendo associada à questões espirituais ou alternativas ao longo do tempo, mas ela na verdade tem um significado diferente disso.

Quando me refiro a uma forma holística de buscar mudança estou me referindo a uma forma mais completa, mais inteira, que contemple o sistema como um todo.

Holos, em grego, significa “todo” ou “inteiro” e o conceito de holismo foi aplicado pela primeira vez pelo sul-africano Jan Smuts, em 1927, no livro “Holismo e Evolução”.

A importância de pensar de forma holística é compreender os fenômenos em sua totalidade e globalidade. As diferentes áreas da sua vida não funcionam de forma isolada, não é mesmo? Você é um ser complexo e inteiro e cada mudança esbarra em outros aspectos do seu ser.

Quando buscamos melhorias, o todo precisa caminhar na mesma direção. Não importa o que você quer atingir, você precisa de uma atitude holística em busca de uma vida melhor. Isso vale tanto para conquistas pessoais quanto profissionais.

Para ter maiores chances de sucesso nas suas mudanças, você precisa cavar mais fundo.

Preciso fazer tudo ao mesmo tempo para evoluir?

Não é isso. Você deve sim buscar uma melhoria por inteiro mas claro que pode focar naquilo que é mais importante para você no momento. Não é uma cobrança excessiva por desempenho em todas as áreas que vai fazer a diferença.

A importância do pensamento holístico se dá de outra forma: ela permite que você encontre quais são os outros aspectos da sua vida que impactam aquilo que você quer mudar, para que você possa reestruturá-los.

Vamos supor que você queira parar de fumar. Você pode baixar um app, pode mascar chiclete, pode ler artigos sobre os malefícios do cigarro.

Mas você também pode perceber que talvez seu nível de ansiedade esteja muito alto, ou que certos tipos de alimentação fazem você querer fumar mais, que seu nível de motivação está baixo ou que possui alguma crença de benefício do cigarro.

Você provavelmente vai se surpreender sobre como se torna mais fácil tomar controle do seu ponto fraco quando você aprende a identificar as conexões com as outras áreas da sua vida.

Uma vida feliz e gratificante

Uma vida feliz e gratificante, que te permite alcançar os seus sonhos, depende do entendimento de que a felicidade, energia, motivação, sucesso e produtividade estão todos inter-relacionados.

Para buscar uma melhoria que realmente perdure e renda frutos é importante se autoconhecer e entender como cada área da sua vida impacta o todo e, principalmente, o seu objetivo do momento.

1 comentário em “Mudanças na vida: pense de forma integral”

  1. Pingback: - Life Hack

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.