Você já conhece a cena: uma mulher jovem, com calças especiais de yoga, sentada em uma posição de lótus no topo de um penhasco rochoso, com vista para um vale envolto em nevoeiro – esta é a versão glamurizada de meditação.
No entanto, se você estiver buscando meditação para acalmar sua mente, um cenário como este, fantástico e sem distrações raramente estará disponível. Você provavelmente precisa aprender a meditar em casa.
Então, como fazer meditação em casa?
A verdade sobre a meditação é que ela deve ser uma prática cotidiana para qualquer pessoa, independente do local em que ela se encontre ou quem ela seja. Você poderia ser um bombeiro ou uma advogada ou qualquer outra profissão. Sua casa é um lugar tão bom para a meditação como qualquer outro.
Você está procurando controlar seus pensamentos e aliviar um sentimento de desconforto, constrangimento ou incerteza? Então você pode buscar a meditação em casa para cultivar um estado de espírito descontraído, criativo, confiante e organizado.
De acordo com extensas pesquisas científicas, a meditação alivia o estresse e a ansiedade, diminui a pressão sanguínea, melhora o sono e sua capacidade de prestar atenção. Nada mal, né?
Esse artigo vai te ajudar a meditar do começo ao fim, através de passos rápidos e fáceis de seguir para que você possa meditar em casa regularmente. Você começará avaliando, identificando e alterando as coisas que precisam mudar em seu ambiente doméstico. E terminará entendendo os fundamentos da meditação para que possa se permitir fazer o que já sabe fazer no fundo da realidade oculta da sua mente.
Você está pronto para deixar sua mente ser, e somente ser, em sua própria casa – então vamos começar.
1. Encontre o espaço certo em sua casa
Onde está o melhor espaço para meditação na sua casa? Está na sua área externa, no seu quarto, na sua sala de estar ou no seu escritório?
O espaço certo será aquele com o mínimo de distrações possível para sua meditação, que tiver sido configurado para um propósito mais específico. Assim sendo, pode ser seu quarto. Se você organizou seu quarto para ser um local para dormir e apenas dormir, ele se prestará bem à meditação.
Pense, por outro lado, na sua sala de estar. Se ela foi criada para ter uma grande TV, criança brincando no chão, cachorro passando e som ligado, não será o ambiente ideal.
O espaço certo também deverá ser razoavelmente espaçoso. Embora o conforto não seja seu objetivo, você precisa de espaço para se sentar. Escolha um espaço privado, espaçoso e silencioso. Se você não tem um espaço em sua casa assim, crie um. Pegue algum espaço e libere-o da desordem, deixando-o preparado para meditar a qualquer momento.
Em última instância, o seu espaço certo é aquele em que você se sente à vontade para meditar, o espaço em que pode entrar sem outras expectativas.
2. Melhore o Feng Shui em sua casa e no espaço de meditação
Feng shui significa “vento e água”. É a antiga arte chinesa de posicionamento.
O Feng Shui melhora a harmonia com a natureza. Os adeptos aos princípios do feng shui acreditam que todas as coisas têm energia (chi). O foco do feng shui é enviar chi (sha) negativo para fora do espaço e atrair chi positivo (yun).
Aqui está a verdade sobre o feng shui: não é complicado nem difícil aplicá-lo à sua casa. O seguinte influenciará o feng shui positivamente em sua casa e espaço de meditação:
- Coisas vivas, como plantas;
- Objetos bonitos, como esculturas ou até mesmo um pedaço bem polido de troncos;
- Espelhos com posicionamento simétrico em relação às linhas de um espaço;
- Sons suaves, como de água correndo ou sinos de vento;
- Móveis longe das paredes;
- Uma peça central, como uma pequena mesa com livros ou uma lâmpada decorativa;
- Incenso ou algo mais que tenha um cheiro agradável para você;
- A falta de desordem e uma atenção à organização que enfatiza a utilidade, propósito e ser essencial de cada item em sua casa.
Dado que o feng shui está ligado ao taoísmo e ao budismo, ele complementará a atmosfera meditativa que você quer cultivar em sua casa, independente de qualquer religião pois tem a ver com energia.
3. Elimine distrações que podem prejudicar seu bem-estar
Em parte, a meditação é sobre aceitar a existência de distrações. Quando você medita, não julga nem atribui um valor positivo ou negativo às distrações – o tique-taque de um relógio, uma coceira, o latido de um cachorro – você permite que elas ocorram e as deixe se dissipar como ondas.
No entanto, da mesma forma que o feng shui remove objetos que atraem o chi negativo, existem certos tipos de distrações que não pertencem ao seu espaço meditativo. Você deve removê-las.
Em uma pesquisa com 1.700 pessoas que visitaram sites de mídia social pelo menos 30 vezes por semana, 30% relataram altos níveis de distúrbios do sono e 25% apresentaram sintomas de depressão.
Aqueles indivíduos que experimentam distúrbios do sono ou problemas de saúde mental devido às mídias sociais não estão estabelecendo limites entre eles e seus dispositivos conectados.
Parte de aprender a meditar em casa é aprender como e quando estabelecer limites entre você e seus dispositivos e contas de mídia social. Se você precisa do seu telefone para uma prática de meditação cronometrada, mas normalmente recebe notificações de WhatsApp ou redes sociais no seu celular, configure-o para o modo “Não perturbe” ou “Avião” durante o período de meditação.
4. Flua para a Meditação através do Tempo
Em seguida, reserve um tempo para sua meditação diariamente. É correto ter estrutura e disciplina sobre seu momento de meditação.
Monges budistas cujas vidas giram em torno da meditação são muito estruturados e organizados com suas tarefas todos os dias. A estrutura fornece o equilíbrio que seu ser precisa. Uma vez que você está meditando, sua mente não tem necessidade de tempo. Fora do seu tempo de meditação, você está concluindo tarefas essenciais para o bem-estar de si mesmo e de sua casa.
Considere meditar enquanto o sol nasce. Este é um momento calmo e contemplativo do dia, quando é natural definir o equilíbrio do seu dia através da meditação.
5. Reconheça o direito de não fazer nada
Em casa, você provavelmente está acostumado a sempre fazer alguma coisa. Quando você faz meditação em casa, você está vivendo/sendo, que é fazer algo ao mesmo tempo nada simultaneamente.
A Universidade de Maryville aponta que as pessoas bem-sucedidas se desconectam. Não apenas isso, mas elas estabelecem as expectativas certas para o tempo durante o qual eles não farão nada.
Muitas vezes esperamos ansiosamente pelo futuro, esperando que algo aconteça e esperando algo de nós mesmos. Para meditar em casa, olhe para aquele momento e para aquele espaço, esperando nada. Você não fará nenhuma tarefa. Você não vai acompanhar o trabalho. Você não fará nada além de meditar por um certo período de tempo todos os dias.
Isso pode parecer loucura, mas ao fazer a meditação em casa, você não espera que você melhore e se torne uma pessoa melhor. Como diz Ram Dass, você está “esperando estar aqui agora”.
6. Escolha dentre as várias práticas meditativas
Existem muitos tipos de meditação diferentes e não tão diferentes assim que você pode escolher. Muitos iniciantes preferem escolher a meditação guiada, para a qual existem aplicativos, vídeos e fitas de áudio disponíveis.
Se você não é necessariamente um iniciante, mas está meramente movendo sua prática meditativa para dentro de casa, você pode buscar uma prática como Nada Yoga – meditação sonora – colocando uma fonte em seu espaço ou ouvindo uma música ambiente de ondas alfa.
Se você está acostumado a meditar fora de casa – talvez você seja atraído para o ar livre por causa dos sons da natureza – uma prática como a Nada Yoga pode ajudá-lo a fazer a transição para o espaço da sua casa.
7. Entenda que você pode meditar a qualquer momento em casa
E se eu lhe dissesse para jogar fora todas as dicas que vieram antes disso? Parece loucura, mas é assim que meditação mindfulness radical é realmente. Não pensamos nisso como radical porque está agora enraizado em nosso discurso popular.
A meditação da atenção plena começa como uma prática de meditação sentada. É assim:
- Sente-se confortavelmente e feche os olhos;
- Concentre-se em respirar. Inspire pelo nariz lentamente e expire lentamente;
- À medida que surgem pensamentos de distração, não os julgue e nem os mantenha. Deixe cada pensamento ir e vir enquanto você se concentra na respiração, tomando apenas consciência deles;
- Trate todas as sensações físicas e sentimentos da mesma maneira que você faz os pensamentos: registre-os, então deixe-os ir, voltando a respirar;
- Estenda esta prática para a atividade cotidiana, permanecendo “no momento” da atividade do corpo a cada nova respiração.
Ao praticar a atenção plena em sua casa, observe as características físicas das coisas em si. Observe as sensações físicas: sons, cheiros, texturas, aparências, gostos. Pare de vez em quando e faça uma varredura do corpo, da cabeça aos pés, observando o que cada área está fazendo e como está se sentindo.
Observe os pensamentos que vêm e as emoções ligadas a eles: deixe-os ir. Concentre-se na respiração e nas atividades físicas, incluindo os detalhes dos objetos com os quais você está interagindo.
Você notará que sua casa se prestará a um estado meditativo quando as coisas estiverem em ordem. É aqui que o verdadeiro feng shui se origina. Você naturalmente sentirá como o arranjo das coisas afeta a energia de uma sala.
A desordem desaparece porque a atenção lhe diz para se desfazer de coisas desnecessárias. As plantas vão florescer. As aves farão seus ninhos no seu quintal. Sua casa terá um cheiro agradável e as pessoas naturalmente serão atraídas para ela e para sua presença.
Você chegou ao começo e ao fim
Uma vez que você seja capaz de fazer a meditação mindfulness, mesmo quando estiver cumprindo com os requisitos normais e anormais da sua casa, do mundano e do incomum, você está ao mesmo tempo no começo e no fim.
Você está no começo porque a meditação nunca acaba. Continue reservando tempo todos os dias para fazer meditação sentada no espaço que você reservou. Continue praticando a atenção plena ao cuidar da energia da sua casa, da sua própria energia e da energia das pessoas ao seu redor.
Você está no fim porque entendeu o que significa fazer meditação em casa: significa abandonar os cuidados e preocupações e estar em sua casa enquanto você atende às tarefas certas. As tarefas certas são aquelas necessárias para estar em sua casa.
Enquanto você se senta em sua casa, levante-se, abra a porta e saia, você está calmo em sua mente porque está em casa.