Como organizar sua vida: 10 hábitos de pessoas muito organizadas

Pessoas muito organizadas não nascem assim, elas precisam cultivar hábitos saudáveis, que então as ajudam a se manter organizadas.

Então, mesmo que você se sinta uma pessoa muito desorganizada, pode aprender a ser organizada.

Ao planejar coisas, anotar coisas, deixar de lado atividades desnecessárias e organizar as que importam você se tornará uma pessoa organizada, desde que esteja disposto a aprender e a praticar.

Aqui estão os 10 hábitos essenciais sobre para organizar sua vida:

1. Anote as coisas

Todos conhecemos alguém que se lembra de todos os aniversários e envia mensagens sem ser lembrado por nenhuma rede social. Não é mágica e eles não possuem uma memória maravilhosa.

Tentar lembrar as coisas não vai ajudar você a se manter organizado. Você tem que tentar escrever as coisas.

Papel e caneta é a nossa maneira de lembrar as coisas e é muito mais permanente. Você também pode usar o seu smartphone para isso.

Você só vai complicar ainda mais a sua vida, tentando guardar datas e lembretes importantes na sua cabeça. Anote tudo: listas de compras, presentes de Natal, decoração da casa e datas importantes, como reuniões e aniversários.

Como experiência, tente anotar nomes de pessoas pouco depois de conhecê-las (quando não estiverem olhando). Eu aposto que você lembrará muito mais nomes assim, pois o hábito de anotar ajuda a fixar a informação.

2. Agende Horários e Prazos

As pessoas organizadas não perdem tempo: elas reconhecem que manter horários e prazos é algo que anda de mãos dadas com a produtividade.

Eles planejam e mantêm horários para o dia e a semana, fixam prazos para suas atividades e estabelecem metas. E o mais importante, elas cumprem o que se comprometeram a fazer!

Se você mantiver um estilo de vida desordenado, você não terá tempo nem espaço para cumprir seus prazos ou atingir seus objetivos.

Para ajudar, olhe para sua lista de desejos ou crie uma. Anote as coisas que você deseja alcançar este ano ou em sua vida. Em seguida, anote o que você precisa fazer para alcançar e busque estipular prazos.

A vida é curta, certifique-se de fazer o que mais importa para você. 

3. Não procrastine

Quanto mais você esperar para fazer alguma coisa, mais difícil será para fazer.

Se você quer que sua vida seja menos estressante e menos exigente, tente antecipar ao máximo as coisas que precisa fazer. Se esforçar para fazer as coisas o quanto antes irá tirar o peso de ter que fazer mais tarde.

Por mais que posterguemos alguma atividade, porque a achamos entediante ou difícil, a realidade é que ela vai continuar existindo. O senso de realização que você tem ao riscar esse afazer da lista é muito mais recompensador do que a sensação de “ainda preciso fazer isso“.

Para praticar agora mesmo, pense em uma coisa que você precisa organizar em sua vida. Anote. Em seguida, anote quando você pode fazer e o que você precisa para fazer.

Agora comece: se você puder fazer agora, vá e faça!

4. Dê um lugar para tudo

É fácil perder coisas se você não tiver um local específico para tudo.

Manter sua vida organizada significa manter suas coisas em seus devidos lugares.

As pessoas organizadas mantêm a ordem armazenando as coisas corretamente e rotulando os espaços de armazenamento, para facilitar.

Crie espaços para guardar seus itens que sejam de fácil acesso para o que você usa o tempo todo e não deixe seus espaços de armazenamento ficarem confusos.

Seja criativo em encontrar lugares para as coisas. Além disso, um GRANDE NÃO: nunca rotule um espaço de armazenamento como “diversos”.

Comece escolhendo um local da casa que você possa reorganizar. Se houver itens dispersos, agrupe-os. Depois de ter classificado tudo, encontre ou crie espaços para itens semelhantes, rotule tais espaços e coloque-as nos locais adequados.

Por exemplo, um porta-copos para suas canetas e lápis deve estar em um local de fácil acesso, mas os materiais artesanais raramente usados ​​podem ser guardados fora de vista.

5. Organize as coisas regularmente

Encontre tempo toda semana para organizar.

Pessoas altamente organizadas têm como compromisso encontrar algum tempo toda semana para organizar suas coisas, não deixando a bagunça se acumular. As coisas não ficam organizadas sozinhas, precisam ser reorganizadas de forma contínua e consistente.

Olhe para a sua agenda agora mesmo e encontre um horário para se organizar, faça o quanto antes, sem deixar para depois.

6. Fique apenas com o que você precisa

Mais coisas significam mais confusão.

As pessoas mais organizadas costumam manter somente os itens que realmente precisam ou querem de verdade.

Ter menos coisas também significa que você gosta mais daquilo que mantém, o que faz você se sentir melhor em usar o que possui, em vez de deixar tudo guardado e sem uso.

Você já sentiu que não tem espaço para guardar todas as coisas que têm? Em vez de alugar uma unidade de armazenamento ou comprar uma casa maior, livre-se de algumas coisas.

Anote o número de coisas que você acha que realmente precisa. Em seguida, escreva uma lista de todas as coisas que você possui. Se o número de coisas que você realmente possui excede sua lista de necessidades ideais, então é hora de se desfazer de alguns itens.

7. Saiba onde descartar itens

Faça o que puder para se livrar das coisas. Menos coisas significa menos confusão.

Doe para brechós. Venda na OLX, no Mercado Livre ou no Enjoei. Vá a um centro de reciclagem. Encontre um lugar para se livrar de suas coisas.

Para começar, escolha um espaço em sua casa para limpar. Use prateleiras, gavetas e caixas. Tudo o que você acha que não precisa, separe. Faça uma pilha de coisas para manter, o que você pode precisar depois, e uma pilha de coisas para descartar agora.

Então encontre uma maneira de jogar essas coisas fora imediatamente.

8. Fique longe de pechinchas

Você removeu as coisas de que não precisa. Você os substituirá quando ver algo à venda?

Em vez de fazer compras sem planejar com antecedência, anote exatamente o que precisa e compre apenas esses itens. As pessoas organizadas não cedem à propaganda intensiva. Comprar mais coisas desnecessárias só vai gerar mais confusão.

Para fazer um teste, vá a um shopping sem dinheiro. Basta olhar para todas as coisas que você gostaria de comprar se trouxesse sua carteira ou bolsa.

Se você não encontrar nada, então é bom para você. Se você fez uma lista, então mantenha essa lista em algum lugar e olhe para ela daqui a um mês. Se você ainda quiser, é seguro comprar.

9. Delegue Responsabilidades

Uma vida organizada não está sobrecarregada de responsabilidades, reuniões e prazos. Na verdade, tem bem menos dessas coisas porque as coisas que criam estresse foram organizadas lentamente.

Como um experimento, olhe para sua lista de tarefas ou faça uma. Percorra a lista e encontre uma tarefa que você pode remover da sua lista ou dar a outra pessoa. Agora sinta o estresse que você teria ao fazer a ação desaparecer.

10. Trabalhe duro

Coloque um pouco de esforço. Na verdade, faça um grande esforço quando for necessário.

Depois de ter delegado responsabilidades e feito um cronograma, você pode organizar o que precisa fazer e quando pode fazer.

Ficar organizado não é fácil. Isso exige que você trabalhe duro com o reconhecimento de que, quando trabalhar mais, poderá aproveitar sua vida doméstica livre de bagunça mais tarde.

Trabalhe mais quando não tiver vontade de trabalhar.

O mais importante é lembrar o real significado do seu esforço ao trabalhar. E é assim que você fica motivado e feliz todos os dias.

1 comentário em “Como organizar sua vida: 10 hábitos de pessoas muito organizadas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.